Este blog é direcionado às aulas de Português da professora Veridiana, contendo textos realizados durante o ano de 2011.
terça-feira, 29 de novembro de 2011
sábado, 26 de novembro de 2011
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Fazer por merecer
Todos gostamos de elogios, dependendo do ato, ganhamos até méritos. Mas será que estamos fazendo isso certo?
Dizem alguns médicos que para o desenvolvimento de uma criança, ela precisa ser elogiada pelas coisas certas que faz, como uma nota alta na prova da escola ou ser educada com as pessoas. Também há quem diga que elogios demais atrapalham. Deste modo, entram os elogios ou méritos dados às pessoas erradas ou de modo errado.
No ano passado, o presidente dos EUA, Barack Obama, ganhou o premio Nobel da paz sendo que o que mais marca o país é o envolvimento em guerras com tantas outras pessoas fazendo o bem e ajudando umas as outras, espalhando a paz, o prêmio, é dado ao “Presidente das guerras”.
Se tudo isso não fosse encarado pela sociedade apenas como status, as verdadeiras pessoas de bem ganhariam o mérito por realmente fazê-lo.
domingo, 20 de novembro de 2011
O bem do bem
Cada vez mais pessoas estão ajudando os necessitados. Mas isso seria em prol do futuro delas ou em beneficio próprio?
Na história mundial sempre existiram pessoas q passaram a vida ou se dedicaram a ajudar os menos favorecidos. E ajudar significa se prestar a fazer algo em benefício de outra pessoa e sem esperar algo em troca.
Infelizmente, hoje, pessoas estão fazendo caridades ou filantropias para promover sua própria imagem, passando para os outros o sentido de “sou bom e ajudo os necessitados”. Tudo isso só faz perder o grande sentido de ajudar alguém que realmente precisa. Está usando a imagem de outros em benefício próprio.
Obviamente há os que se doam de verdade, se alguém faz de coração, que é realmente gratificante ela não vai precisar sair pelo mundo falando o que fez porque o importante é que ela sabe que fez e quem recebeu também e isto já basta para ser extremamente gratificante e puro.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Por que eu não posso?
Com tanta desigualdade no mundo, muitas pessoas criticam o modo de vida que levam, os bens que têm ou até a família em que nasceu.
Muitas pessoas já chegaram a se perguntar por que nasceram em uma família menos favorecida, com menos condições. Alguém que nasce em uma família rica, não necessariamente será rica para sempre. E nada impede que uma pessoa pobre se torne rica da noite para o dia. É claro que maiores condições financeiras podem favorecer nos estudos e na preparação, mas se você for atrás, tiver determinação e força de vontade, nada será impossível. Por isso, em vez de reclamar das coisas que impedem, agradeça e tire proveito das coisas que o favorecem.
Nada está contra você, é só saber usar as coisas a seu favor.
sábado, 8 de janeiro de 2011
Qual realmente vale a pena?
Se você parar para conversar com adolescentes hoje e perguntar se gosta de ler, uma pequena parte dirá que sim. Atualmente, com tantos outros atrativos para diversão ou apenas para passar tempo, sobra pouco espaço para os livros.
Os livros são e sempre serão muito importantes para a cultura e aprendizado. Além de deixar fluir a imaginação e entreter as pessoas, eles contribuem muito para o enriquecimento e para a ampliação do vocabulário.
Mas, infelizmente, uma criança que não tem o costume de ler ou não vê os pais lendo não vai ter o interesse nesta prática. Se colocarmos um brinquedo e um livro para essa criança escolher, ela irá escolher o brinquedo e muitos pais preferem dar o brinquedo caro a um livro para incentivá-la a ler.
Se os pais tivessem o costume de ler, talvez mais jovens teriam esse ótimo hábito hoje.
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
VIDA
Quem nunca reclamou da vida que tem? Tudo que queremos na vida é nos formarmos em uma boa faculdade, ter um bom emprego, um bom carro e uma casa. Mas isso é hoje.
A qualidade de vida das pessoas hoje se resume às coisas materiais, inúteis ou fúteis. Nada mais é valorizado como deveria. Um passeio com a família ou sair com os amigos, o almoço de domingo com todos reunidos...
A beleza da vida está em aproveitar cada minuto como se fosse o último, as melhores partes estão em cada gesto simples que se dá como um abraço em um amigo, um beijo nos nossos pais e um "eu te amo" para todos eles.
Mais importante disso é aproveitar e gostar da vida, pois quando você para de viver com gosto, a vida perde seu sentido.
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Luta de Gigantes
Nesse mundo de gigantes, quem somos nós para contrariar? O mundo atual é dividido em hierarquias e essas hierarquias são divididas pelo poder social. Pessoas que têm um poder aquisitivo sempre vão ter ou parecer ter mais direitos ou estar acima da lei. E, justamente por causa do dinheiro, de bens materiais e riquezas, começaram as brigas e o maior prejudicado é o povo.
Duas das maiores guerras do mundo foram entre os maiores países ou os mais ricos e poderosos do mundo. Todo o dinheiro foi usado na fabricação de armas e carros, o mesmo dinheiro que poderia para benefício dos menos favorecidos.
A Copa do Mundo no Brasil é outro exemplo disso, bilhões e bilhões de reais serão usados na construção de estádios, aeroportos, hotéis e etc. Com certeza serão bem utilizados de certa forma, contribuindo com o turismo. Mas o que seria mais importante, o que o nosso país mais está com carência se refere à saúde e à educação. Tudo isso para provar para outros países que o Brasil tem potencial para sediar uma Copa, e de novo voltamos aos maiores prejudicados: o povo. Não é que só se deva investir em educação e saúde, mas temos que começar pelo básico.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
"Respeito é bom e eu gosto!"
O vocábulo “respeito”, de acordo com o dicionário, é o sentimento que se leva a tratar alguém, algo com grande atenção, consideração, reverência. Essa definição, infelizmente, nos tempos modernos, não vem sendo aplicada.
O respeito entre os mais jovens e mais velhos sempre foi com consideração. Quando um adulto ou uma pessoa mais velha falava, os jovens ouviam e obedeciam com respeito.
Atualmente, não é mais tão comum o respeito entre nós. Está se tornando rotineiro crianças não obedecerem aos próprios pais. Talvez não seja culpa delas, mas de alguns pais que não se dão o respeito e não sabem educar seus filhos.
Com certeza, muitos dos velhos costumes eram duros e cruéis. Mas um dos mais importantes deve sempre continuar, não importando a idade, se você tem 30 anos e seus pais 80 você sempre deve respeitar as pessoas.
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Simplesmente você
Em nossas vidas damos pouco valor às coisas simples que, na maioria das vezes, são as mais importantes. Quem nunca se perguntou “Por que eu?” “Por que não posso ter isso?”.
Não só hoje, mas sempre foi assim. As pessoas se preocupam muito em conseguir o que o outro tem, o que todos têm como se fosse uma necessidade e que, se você não tiver, não fará parte da sociedade. Mas isso não é verdade. Quando você se limita a ser igual aos outros, acaba ficando sem identidade, sem personalidade.
Ser simples não significa ser pobre ou não ter condições, mas sim ser você mesmo. Não se preocupe se não está na moda, o importante é se sentir bem.
“O simples pode ser simplesmente fantástico”.
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Tecnologia + distância = amor?
Orkut, Twitter, Facebook e MSN. Com tantas redes sociais, os relacionamentos estão ficando cada vez mais fracos e problemáticos.
Hoje as pessoas não têm mais o costume de sair de casa, ir para outros lugares para conhecer gente nova. Elas ficam em casa e preferem o conforto, e tudo isso é culpa dos computadores e da tecnologia.
Nos tempos modernos, a tecnologia veio para facilitar a vida das pessoas e, agora, consequentemente, acabou as afastando.
Com todos os dispositivos e aparelhos disponíveis, acabamos com o afeto do toque com outras pessoas, falar, olhos nos olhos e todo o resto que é muito importante para qualquer tipo de relacionamento, desde amizade até um casamento. Às vezes é preciso desligar um pouco o computador e sair com os amigos, com a família ou até com o namorado ou namorada, pois muitas pessoas estão namorando pela internet. É importante termos uma ferramenta tão útil. Não acredito, entretanto, que se deva ser escravo dela.
sábado, 1 de janeiro de 2011
Na ponta da língua
O momento da refeição, na minha família, sempre foi um momento de comunicação. Todos contam como foi seu dia, suas experiências e as coisas importantes.
A refeição é uma hora "sagrada" que todos devem, ou deveriam aproveitar, pois é um dos poucos instantes em que todos da família se reúnem para o mesmo propósito, obviamente, comer.
Os fatos que mais me marcaram foram os almoços de domingo em que, desde pequeno, nos reunimos com a mesma turma de amigos dos meus pais e vamos para o clube. Lá fazemos qualquer comida, mas geralmente churrasco. E mesmo que chova ou algo do tipo aconteça damos um jeito e fazemos em outro lugar.
Mas como todos os encontros, muitas vezes nas refeições, acabamos tendo alguns desentendimentos.
A hora da refeição, para mim, sempre foi e sempre será muito importante para a união da família.
Assinar:
Postagens (Atom)